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Instagram: uma ferramenta forte e grande aliada nas vendas

30/06/2021 - Marketing e Vendas

Como outras redes sociais, o Instagram também evoluiu ao longo dos anos. Quando foi criado, há uma década, era somente um aplicativo de fotos. Porém, hoje é uma das maiores e mais influentes redes sociais do mundo.

Um diferencial que proporcionou esse crescimento foi principalmente o fato de o aplicativo ter se transformado numa excelente ferramenta de vendas. Isso, sem mencionar que, ao aderir aos ADS (anúncios patrocinados), a plataforma passou a ser essencial para qualquer estratégia de marketing digital.

A importância desse crescimento exponencial tem levado muitas empresas a migrarem recursos publicitários para as redes sociais, inclusive porque permitem atingir um público mais específico.

Dessa forma, o Instagram serve cada vez mais, como uma alavanca de vendas, uma vez que as divulgações de produtos e empresa nesse aplicativo não somente oferecem mais visibilidade, como também permitem anúncios de vendas diretas.

Por que vender no Instagram?

Motivos para vender no Instagram é o que não falta. De acordo com a própria plataforma:

  • 6 a cada 10 usuários da plataforma descobrem produtos novos pela rede social;
  • cerca de 70% dos usuários acompanham e seguem marcas nas redes sociais;
  • mais da metade das pessoas que utilizam a plataforma, afirmam que querem ver conteúdos de serviços, lojas, produtos e marcas;
  • mesmo que não consumam regularmente, 61% dos usuários seguem páginas de marcas pelo conteúdo.

Vale ressaltar, que o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAUs) e 500 milhões de usuários ativos diários (DAUs).

A seguir, reunimos dicas da própria rede social, para ajudar a alavancar vendas.

Crie um perfil comercial

Segundo o Instagram, empreendedores devem habilitar o perfil comercial do seu negócio na rede. Com isso, o dono da empresa tem acesso a ferramentas que desenvolvem objetivos de negócio, como também a dados de audiência e análise de desempenho da marca.

Feed

Para a empresa, o feed é como uma “vitrine virtual” que expõe seus produtos e serviços na internet. Por isso, é importante usá-lo como um aliado para compartilhar detalhes do que o seu negócio oferece. A dica é usar fotos, mas também incluir informações nas legendas, como materiais usados, utilidade do produto.

Stories

Aqui, o Instagram recomenda que empreendedores sejam criativos, adaptando o conteúdo para se relacionar com o consumidor. Não somente isso, mas a empresa também recomenda que donos de negócio aproveitem o canal para fazer anúncios de novos produtos, promoções e divulgar o dia a dia da empresa.

Destaques

Outra dica do próprio Instagram, dentro do tópico Stories, é dar atenção à ferramenta “Destaque”. Por meio dela, é possível criar linhas de produtos em promoção, novas coleções, informações de horário de funcionamento, etc.

Reels

O Instagram também recomenda que o empreendedor se arrisque na ferramenta de vídeos curtos, a Reels. Na visão da companhia, a ferramenta oferece a oportunidade de apresentar sua marca, seus produtos e serviços de maneira criativa.

Direct

Uma recomendação do Instagram é que o empreendedor responda todas as mensagens recebidas e tire as dúvidas dos clientes por meio do Direct. Além disso, é possível filtrar conversas para voltar às mensagens sem resposta ou negociações em andamento.

Ferramenta de compras

Por último, o Instagram recomenda que o empreendedor use a ferramenta de compras da rede. Para isso, ele deve ativar a aba “Comprar” na sua conta e marcar os produtos com preços, como é feito com pessoas em perfis tradicionais. Dessa forma, o cliente pode acessar diretamente o site para finalizar sua compra.

As dicas do Instagram são importantes porque é a própria ferramenta mostrando o que funciona melhor para o perfil comercial. Porém, é importante seguir algumas orientações para que as publicações atinjam uma boa performance e ganhem mais alcance e visualizações.

Use hashtags nas publicações

Nesse sentido, para conseguir uma boa disseminação do conteúdo postado, vale utilizar as famosas hashtags (#). Afinal, são uma maneira simples de categorizar o conteúdo. Logo, é uma ferramenta ideal para segmentar o seu produto ou serviço.

Frequência de publicações

Outra forma de conseguir vender no Instagram é se atentar à frequência de publicações na página. Até porque, as redes sociais tendem a priorizar aqueles usuários que fazem postagens periodicamente. Por isso, vale a pena montar um calendário de publicações. Além de permitir uma organização no uso da rede social, possibilita a programação para datas comemorativas que tenham a ver com o seu segmento de atuação. Dessa forma, a sua página passará a ter mais visibilidade e, consequentemente, terá uma melhor relação com os usuários.

Captar clientes pelo Instagram e vender pelo WhatsApp

Apesar de o Instagram ser uma ótima plataforma de vendas, ainda existem aqueles que possuem receio de comprar diretamente pela rede social. Por isso, utilize a sua página no Instagram para captar informações dos seus clientes e tente realizar a venda diretamente no Whatsapp.

O perfil comercial do aplicativo tem a função de incluir informações sobre contatos da sua empresa, por exemplo telefone e e-mail. Essas informações irão aparecer diretamente no perfil e os usuários poderão entrar em contato somente com um botão.

Dessa forma, sua marca aumentará as chances de o cliente entrar em contato e efetuar vendas.

O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!

link Fontes: https://www.whow.com.br/vendas/instagram-uma-poderosa-ferramenta-de-vendas-saiba-mais/

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